terça-feira, 5 de julho de 2011

Junção das redes de supermercados Pão de Açúcar e Carrefour representa prejuízos ao consumidor


A notícia da fusão entre Pão de Açúcar/Carrefour na semana passada lançou uma onda de preocupação muito grande entre: Consumidores, Produtores e Fornecedores do setor varejista nacional. Com o argumento de criar uma empresa global no setor varejista o grupo Pão de açúcar quer impor ao consumidor brasileiro uma verdadeira obrigação de compra praticamente exclusiva em sua rede de lojas. A se confirmar essa fusão, a possibilidade de escolha do consumidor diminuirá significativamente. O pequeno produtor que fornece a esse grupo ficará refém deste grande conglomerado sendo obrigado a baixar ainda mais as suas margens de comercialização. Isto vai promover uma verdadeira inviabilização no setor primário do país. Sob o pomposo nome de “SINERGIA", esta operação vai fechar um grande número de lojas e consequentemente desempregar milhares de trabalhadores do setor. A mania do brasileiro de criar "REIS" para tudo (futebol, música, soja, gado, petróleo) às vezes turva a nossa analise critica dos fatos. Quando foi criado a "BR FOODS", fusão entre Sadia e Perdigão, o argumento foi o mesmo, porém o consumidor não recebeu nenhum beneficio desta fusão. Portanto nós devemos combater idéias que servem unicamente para viabilizar a situação particular de alguns em detrimento da grande maioria. Principalmente quando a proposta inclui dinheiro publico através de financiamento pelo BNDES. O Brasil não precisa ter os "MAIORES” grupos empresariais do mundo, o Brasil precisa ter os "MELHORES" grupos empresariais do mundo sob todos os aspectos (social, financeiro, mercadológico). Bom dia e ótima semana. Grande Abraço!!!

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